quarta-feira, 8 de junho de 2011

Por que Perpignan? Também não sabemos, só sabemos que foi assim!!!

08/06/2011

Depois de acordarmos umas 3 vezes durante à noite para acompanhar como estava a chuva lá fora, resolvemos nos levantar e começarmos a arrumar as coisas para irmos embora... No momento que decidimos nos levantar, ainda chovia um pouco...

Saímos do hotel umas 09:40h e Pedrão não falhou conosco, a chuva tinha dado uma trégua... Fizemos o caminho até a estação do metrô mais próxima sem nenhum pingo de chuva... rs...

Pegamos os 2 metrôs e chegamos na estação de trem Barcelona Saints, onde pegaríamos um trem até Figueras e depois um outro até Perpignan...

Mais uma vez, decidimos tomar café no Mc... rs.... porque vimos que também tinha wi-fi e porque eu queria comer as batatas deluxe que o Mc da Espanha faz... são umas batatas fritas cortadas grossas, tipo meia lua e são fritas com casca... Tínhamos comido no ano passado e como hoje vamos para a França, era a última chance de comê-las ainda nesta viagem!!! hahahaha

Falando em wi-fi a barriga do Ronaldo na foto da UOL tava uma beleza... hahahaha

Esperamos até às 12:30h quando a entrada para a área de embarque foi permitida... Passamos pelo raio x e ficamos sentados no chão por alguns minutos, aguardando o início do embarque...

Embarque aberto, descemos para a plataforma e pegamos a fila para entrar no nosso vagão, quando uma coisa bizarra aconteceu...

Uma japinha que estava carregando um contêiner de rodinhas e mais uma mala menor de rodinhas também, chegou depois de todo mundo e começou a empurrar suas malas na direção da porta de entrada do trem, tentando furar a fila... o que não era compreensível já que ainda faltavam uns 15 minutos pro trem sair... ou seja, daria para todos entrarem e se acomodarem tranquilamente...
Bom, resultado, a mala menor da japinha caiu no vão entre o trem e a plataforma!!! hahahaha

Aí, o Leandro tirou o mochilão das costas e se agachou para pegar, morrendo de medo do trem se mexer... A japinha ficou toda sem graça e agradeceu diversas vezes.. “thank you, thank you, thank you...” … hahahahahaha

A viagem de trem foi bem bacana... nossa única preocupação era que teríamos que trocar de trem em Figueras, e a diferença do horário de chegada do nosso trem e o de saída para Perpignan, era só 20 minutos... Mas essa estação de trem de Figueras deve ser só para isso, porque nosso trem parou e o trem que tínhamos que pegar estava parado ao lado... rs...

Chegamos em Perpignan e fomos direto no balcão de informações da SNCF para ver se, pelo menos na França, conseguiríamos retirar os bilhetes de trem das viagens daqui da França... e dessa vez, funcionou!!! rs... Ainda bem, porque a passagem de trem de Perpignan para Saint Raphael foi a maior grana, porque são umas 5 horas de viagem!! rs....

Passei no balcão de informações turísticas para pegar um mapa e já tinha fechado... e nem era 4 da tarde!! hahahahhahaahha

Saímos procurando o centro histórico, onde ficava o nosso hotel, quando achamos um outro centro de informações turísticas.... dessa vez, conseguimos pegar o mapa e a menina nos explicou como chegar ao hotel...

Chegamos ao hotel, que fica num bequinho, largamos as nossas coisas e fomos conhecer o centro histórico da cidade....

Meu, se a gente achava que os becos de Veneza e de Gênova tinham sido bacana, era porque ainda não tínhamos andado aqui em Perpignan... não dá para andar sem o mapa!!! hahahahhahaha

Perpignan é uma cidade situada nos Pirineus, há uns 50 km com a divisa da Espanha.. Deus sabe lá o porque encasquetamos com esse lugar desde o plano de viagem do ano passado... Esse ano, decidimos passar por aqui para a viagem não ficar muito cansativa entre Barcelona e Saint Raphael, e valeu muito a pena... É um pouco maior do que imaginávamos, mas deu para ter uma noção do que é uma cidade medieval do sul da França, como vemos sempre nos programas de viagem....

O centro histórico da cidade é muito legal.... várias construções medievais... muito bacana...

Conhecemos a Igreja de São João Batista... a gente já tinha entrado em igreja sinistra, mas essa bateu o recorde... hahahahaha.... super sombria, com pouca iluminação.... mas bem bacana!! Quase do lado fica um local chamado Campo Santo... Não pudemos entrar, mas deu para ver de fora mesmo, como era..... tinha um palco e várias cadeiras, como um auditório... achamos que rolam umas missas ao ar livre ali... Perto dali tem a casa Xanxo, uma casa antigona que estava rolando uma exposição sobre a Chiquita, uma marca de tricô de Perpignan que fez muito sucesso na década de 50... e uma outra exposição que mostrava uma maquete da construção da cidade.... espetacular.... a cidade é bem grande, e tem seu centro histórico, formando meio que um pentágono, em uma parte da cidade.... Essa exposição explicava que a primeira planta para construção deste centro histórico data de 1600... Por fim, fomos procurar uma outra igreja, a Saint Jacques, que ficava numa parte afastada de onde estávamos e no caminho passamos por umas ruas cheia de restaurantes e bares com nomes e comidas árabes... um clima meio estranho.... só homem nas ruas... tudo com cara de árabe... rs..... Bom, a igreja não está muito conservada..... Mas também era bem sombria.... o legal é que o padre estava dando uma aula de catecismo para uns meninos.... rs...

Andamos pra caramba até ficarmos cansados e paramos para jantar num restaurante perto do hotel... A gente aproveitou para comer uma coisa que nunca tínhamos comido e não nos decepcionou... Comemos peito de pato!!! A carne é deliciosa!!! A primeira impressão, quando o prato chegou, era que era um prato de ave... no entanto, após o primeiro corte, se a gente não soubesse que era pato, pensaríamos que era filé mignon!! hahahahahaha..... Irado!!! E pra variar, o garçom que nos atendeu era uma figura.... comecei falando em francês, aí ao perguntar pro Leandro em inglês sobre o peito de pato, o garçom passou a falar em inglês.... aí o Leandro respondeu um “si, si” e ele começou a rir e perguntou de onde éramos... falamos que éramos do Brasil e ele falou algo do tipo “então fudeu”, mas com o sotaque dele... e começou a rir!!! Depois ele explicou que trabalhou 5 anos em Andorra e que tinha muito português por lá!! hhahahhahahaa

Voltamos pro hotel pra descansar, pois amanhã ainda temos coisas para conhecer aqui em Perpignan...