sábado, 19 de abril de 2014

Via Crucis: Tomar, Fátima, Batalha e Alcobaça

17/04/2014

Hoje acordamos cedo e pra colocar o pé na estrada!!! A idéia era visitar Tomar, Fátima, Batalha, Alcobaça e retornar a Nazaré...

A primeira cidade que fomos, foi a mais longe de todas, Tomar... O intuito era visitar o Convento de Cristo... lugar que é considerado Patrimonio Mundial pela UNESCO... Foi fundado em 1160 pelo Grão Mestre Templário, sendo sede da Ordem de Cristo (Cavaleiros Templários).

O lugar é muito bonito.... o ponto principal dele é uma capela, irada e que contém símbolos que representam os Cavaleiros Templários, como a Cruz de Malta... Ao comprar a entrada para este Mosteiro, compramos um ingresso completo que nos permitiria entrar também no Mosteiro da Batalha e no de Alcobaça... conforme eu tinha visto em um blog.

De lá, fomos para Fátima.... para eu visitar o Santuário e a Basílica de Fátima... O osso foi achar estacionamento vago... rs.... rodamos para caramba, até que conseguimos chegar no estacionamento principal, ao lado da entrada do Santuário....

Entramos e fomos visitar a Basílica antiga.... foi construída uma nova devido a grande quantidade de fiéis nas missas.... Mas na Basílica antiga, continuam a existir os sepulcros dos 3 pastorinhos: Lucia, Francisco e Jacinta... que no início do século passado presenciaram a aparição de Nossa Senhora, por 6 vezes entre os meses de maio a outubro, sempre no dia 13 de cada mês, exceto em agosto, que foi no dia 19! Inclusive dizem que o dia 13 de maio é uma loucura ir até lá, de tanta gente que vai até a Basílica...

Ao lado da Basílica, está a Capela das Aparições, que possui uma imagem de Nossa Senhora e onde as pessoas que estão pagando promessas, de joelhos, podem entrar....

No lado oposto à Basílica está a Igreja da Santíssima Trindade, a nova igreja construída... num estilo mais moderno.... e com muitos bancos.... não tenho idéias de quantas pessoas poderiam assistir a uma missa ali !!

Com a alma renovada, seguimos viagem para Batalha.... para visitar o Mosteiro da Batalha... Este mosteiro foi erguido em 1386 por D. João I de Portugal em agradecimento à Virgem Maria pela vitória na batalha de Aljubarrota. No entanto, ele levou 2 séculos para concretização de toda sua construção !

Nele estão as Capelas Imperfeitas, que é um conjunto de capelas,em círculo, que não possuem teto !

De uma das estradas que chegam à cidade de Batalha, a visão do mosteiro é irada.... parece que ele foi feito na beira da estrada!!

E por fim, fomos ao Mosteiro de Alcobaça... primeira obra totalmente gótica, erguida em Portugal... Sua construção iniciou-se em 1178... Atualmente se encontram nele os túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro... Não sei se dá pra qualificar desta forma, mas os túmulos são lindos... e estão posicionados cada um de um lado da igreja, dentro do mosteiro.... de forma que, conforme conta a história, por vontade dele, um possa ver o outro, como primeira imagem, no dia do Juízo Final....

Ficamos viajando se ele tinha idéia de que, depois de séculos, o Juízo Final ainda não tivesse chegado, mas que a história deles seria contada e tantas pessoas iriam até lá, somente para vê-los? Bem louco....

Cansados, depois da nossa maratona religiosa... rs... voltamos para Nazaré!! E o dia inteiro estava com o céu azul e aquele baita sol e a gente já estava até pensando em ver o por do sol na praia.... mas quando chegamos, Nazaré estava exatamente daquele jeito de ontem... e de hoje de manhã.... cinza.... tipo um nevoeiro.... rs....

De noite saímos para jantar... e fomos num restaurante perto do hotel chamado A Celeste.... e nele tinha um comentário do Garrett McNamara falando que aquele era o melhor restaurante que ele já tinha ido... e que Portugal unia 2 coisas que ele adorava, comida e ondas... e que podia dizer que Portugal era uma dos melhores lugar do mundo pra comer !!! rs... Tamu com ele !! kkkkkkk

Aí, como a gente estava falando de surf, o garçom colocou um vídeo.... de uma galera que tinha ido nesse restaurante, e nas fotos estavam o Carlos Burle, a Maya Gabeira e o Pedro Scooby...

E o garçom falava com a gente imitando o nosso sotaque !!! E às vezes até me fazia achar que era brasileiro !! kkkkkkkkk

Amanhã vamos deixar Nazaré.... Mas com certeza, em breve voltaremos pra cá... quem sabe numa época que dê pra ver as tais das ondas gigantes !!!