sábado, 19 de abril de 2014

A procissão mais legal que já vimos

13/04/2014

Hoje acordamos já com saudade de O Grove... Tomamos café da manhã e saímos em direção ao nosso próximo destino, Viana do Castelo!

Conhecer O Grove foi realmente muito bacana... estamos indo embora com a certeza que voltaremos... deixamos muitas coisas para trás... como Vigo e a praia San Vicent por exemplo... e quam sabe da próxima vez a gente não vem com a Bia!!! :-)

O hotel de Viana do Castelo fica bem no centro da cidade... que tem aquelas ruas minúsculas e que ainda estacionam em um dos lados !! rs...

O GPS mandava entrar na rua do hotel, mas ela tinha uma placa de contra-mão!!! rs... Então saímos rodando pelas imediações até conseguir entrar na rua na mão certa... Então, o Leandro ficou no carro parado numa rua próxima ao hotel, que tinha um estacionamento, e eu fui até o hotel ver se o estacionamento dele era ali mesmo...

E era.... e o dono do hotel/gerente do hotel foi super atencioso, nos explicou que precisaríamos esperar uns 20 minutos para o quarto ficar pronto... Então voltei pra avisar o Leandro que ele já poderia estacionar no hotel... já que é pequeno e tinha poucas vagas...

Fizemos o check in e o cara que nos atendeu pegou um mapa e começou a nos explicar tudo sobre a cidade... inclusive circulando restaurantes que ele indicava... e já nos avisou que domingo de noite os restaurantes não abrem... a maioria deles... rs... mas que depois ele dava dicas do que fazer...

Nisso, nosso quarto foi liberado e pudemos largar nossas coisas por lá... E da janela do quarto já pude dar uma olhada na Igreja de Santa Luzia.... tão onipresente na cidade, em cima de um morro !

E foi pra lá que fomos... Pegamos um funicular, tipo o do Monte Serrat, mas mais moderno e um pouco mais longo... inclusive deu tempo até de conhecermos uma coroa brasileira de Porto Alegre que estava passeando por Portugal com o seu namorado Galego...

Chegando no alto do morro tentamos entrar na igreja, mas estava rolando a missa de Domingo de Ramos... então esperamos a missa terminar... Enquanto isso, subimos no elevador até a parte alta da igreja... onde poderíamos ver a cidade e suas imediações... inclusive o Oceano Atlântico.... se não estivesse uma baita neblina pro lado do mar !!! rs... Mas o visu ficou bem bacana assim também... rs...

Quando descemos, a missa já havia terminado e, então, pudemos entrar na igreja... que era bem bonita.... e pequena...

De lá fomos procurar as ruínas da cidade velha... encontramos mas estava fechada para o almoço... demos uma volta pelo lado de fora e pensamos em almoçar no restaurante que tinha em um hotel perto da igreja, pra fazer hora... Mas o restaurante só abriria as 13h00 rs.... teríamos que esperar 40 minutos... rs...

Então decidimos descer e ir andar pela cidade e tentar almoçar em algum dos restaurantes indicados pelo rapaz do hotel....

Andamos pela rua principal da cidade, até o porto e fomos andando em direção ao restaurante Tasquinha da Linda, e ele ficava perto do Castelo, que no final das contas era mais um forte do que um castelo...

Ao chegar no restaurante, ele estava fechado !! kkkkkk... então seguimos para outra indicação, chamado O Pescador... Ele era perto dali, mas numas ruazinhas mais para dentro...

Entramos e a mesa que estava disponível era perto da porta e era até meio desconfortável... porque já tinha, na mesa em frente, um senhorzinho sentado... Deixamos a mesa meio na diagonal e nos sentamos....

O rapaz do hotel, quando indicou esse restaurante, falou para comermos um prato chamado Arroz de Tamboril.... e quando vimos o cardápio decidimos pedir-lo...

Quando íamos fazermos o pedido para a garçonete o velhinho e sua senhorinha se levantaram para ir embora... e ela reclamou com ele que ele estava esquecendo o chapéu dele... com o melhor sotaque portugues ela exclamou... "Vais deixar mais um, vais???"... repetindo a frase por três vezes!!! hahahahahahahahahah

O coitado do velinho ficou com uma cara de criança boazinha... tipo "mãe não briga comigo"!!! rs

Nós não nos aguentamos e começamos a dar risada... Aí o velinho ficou a vontade com a gente e se virou para nós e falou que a comida ali era muito boa... que ele era frequentador há 30 anos... e que era pra comermos o Arroz de Tamboril... Sendo assim, tivemos certeza que aquele deveria ser o prato a pedir mesmo... rs

A garçonete era bem simpática e quando pedimos o prato ela riu, achando que tínhamos sido convencidos pelo senhorzinho... então explicamos que na indicação do hotel, já tinha vindo a indicação do prato também! rs...

Ao escolher o vinho, escolhemos um vinho verde que era tinto... algo que nem é muito comum para nós.... normalmente tomamos vinho verde dos brancos.... Mas foi uma boa pedida....

O tal do arroz era realmente delicioso .... parecia meio que um risoto.... muito saboroso.... e de quebra ainda comi sobremesa!!! uns tais de pastéis de viana !! rs.. Uma beleza !!!

Saímos de lá rolando, mas fomos fazer a digestão andando pelo Castelo/Forte.... Depois voltamos para os lados do hotel.... porque ainda queria visitar umas igrejas ali no centro histórico....

Chegando perto do hotel, dava pra ouvir através de auto-falantes, na rua principal, a celebração de uma missa... passamos no hotel e perguntamos para o dono do hotel e ele explicou que era a missa que estava sendo celebrada e que haveria uma procissão, que fôssemos até a Praça da República porque ela já deveria estar cheia...

E estava... já chapada de gente esperando a procissão sair e passar por ali.... Assim, fomos até a frente da igreja onde estava sendo celebrada a missa e, obviamente, não conseguimos entrar.... mas ficamos por ali e seguimos a procissão em alguns pontos.... e que procissão !! É engraçado, porque a impressão que tenho aqui é que as pessoas são muito mais devotas do que no Brasil!!

Crianças, jovens, adultos, idosos, todos seguindo... alguns representando personagens... realmente foi uma experiência muito bacana...

Não ficamos até o fim da palavra do padre e quando começou a peregrinação fomos embora pois já estávamos cansados.... aí passamos no mercado pra comprar uns vinhos e coisas pra comer, porque o rapaz do hotel já tinha nos avisado que domingo à noite, os restaurantes não abriam !! rs...

Dentro do mercado mais uma demostração da simpatía do povo português... estávamos escolhendo um queijo para levar... e queria um da Serra da Estrela... mas só tinha inteiro e era meio grande... ia acabar estragando !! Aí a moça que nos atendeu indicou um outro, que tinha um pedaço menor... e ainda incrementou: "Esse queijinho, um pãozinho, um vinhozinho branco... a dois... u-hu!" ... kkkkkkkkk...

Ela só errou no vinhozinho porque preferimos tinto !! rs.... Escolhemos 2 e fomos pro hotel !!!

Amanhã seguimos para o lugar que motivou a viagem.... Afinal, em 2010, quando estivemos no Porto, não conseguimos ir até lá.... Murtosa... a cidade que a minha mãe nasceu !

Ah.... hoje é aniversário de um brother nosso.... o Marcon !!! Feliz aniversário, que tu tenha sempre tudo de melhor na tua vida !!! Beijo grande pra tu e pra Jo !!!