sábado, 19 de abril de 2014

O pico onde a Gabeira nasceu de novo!!!

16/04/2014

Hoje não acordamos muito cedo porque o horário de check in no hotel de Nazaré é as 16:00h, então nem adiantava sair tão cedo daqui...

Tomei banho e quando o Leandro foi tomar, a água não ficava quente de jeito nenhum... Fui na recepção informar e a menina me disse que devia ter acabado a água quente do cilindro de água quente do meu quarto e que demoraria uma meia hora para esquentar...

Leandro esperou uma hora e nada... rs... Aí fui novamente na recepção e a menina perguntou se quem tinha tomado banho primeiro tinha demorado muito... eu falei que tinha sido eu e que eu não tinha demorado muito e que, inclusive, a água nem estava muito quente... Assim, acho que tomar mais de um banho por dia, estava fora do planejado da água quente !! kkkkkkkk

Pra resolver o problema, liberou outro quarto pro Leandro tomar banho !! kkkkkkkk

De banho tomado pegamos a estrada em direção a Nazaré !!

Nazaré ficou famosa nos últimos anos porque um surfista do Hawaii chamado Garett McNamarra resolver surfar suas ondas, que ultrapassam facilmente 20 metros de altura !!

O hotel que reservamos fica na avenida principal da cidadezinha e há uns 100 metros da praia... Chegamos no hotel lá pelas 13:00h, mas pudemos fazer check in, porque o quarto já estava pronto...

Largamos nossas coisas e saímos para conhecer a cidade... Conforme a recepcionista tinha explicado, seguimos a avenida da praia, pro lado direito... em direção a uma falésia enorme que tem do lado direito da cidade ... Nesta falésia, fica o centro histórico da cidade... A igreja de Nossa Senhora de Nazaré e o Farol de Nazaré... O tal do farol que aparece na maioria das fotos em que aparece alguém surfando as tais ondas gigantes !!!

Para subir na falésia pegamos um funicular... E ao chegar lá em cima fomos procurar um restaurante para almoçar porque estávamos morrendo de fome....

Escolhemos um ao acaso... e foi uma escolha bem bacana...

Na parede do restaurante, tinha alguns recados escritos nos azulejos e um deles era do Garrett McNamara... falando que o restaurante era um dos melhores lugares para curtir no mundo... Perguntamos pra garçonete se era dele mesmo e ela disse que sim... que ele ia lá com frequencia... que era uma pessoa super acessível... e tals...

Aí o dono se ligou que a gente tava falando do cara e colocou na TV um documentário da RTP sobre ele ... e a relação dele com Nazaré.... o cara é hawaiano mas curtiu tanto o lugar que chegou a casar com a namorada dele, em Nazaré !!

Muito bacana a vibe do lugar.... E no final ainda nos ofereceu Ginjinha (um licor típico de Óbidos) nuns copinhos de chocolate !! Bom pacas !!

Saímos de lá e fizemos uma caminhada até o farol de Nazaré... e de lá se tem uma bela vista da praia do Norte (onde rolam as ondas) e da cidade de Nazaré....

Infelizmente não dava para entrar, então demos um rolezinho em volta do Farol.... e o lugar é muito bonito !! Na porta da edificação tinha a explicação do motivo daquelas ondas se formarem ali....

Nas imediações há uma plataforma continental.... e uns cânions entre ela e a praia.... o lance é que as paredes destes cânions diminuem a profundidade do mar naquela região substancialmente... fazendo com que as ondas aumentem de tamanho vertiginosamente.... Mas não estamos na época de ondas gigantes... que pena.... seria bem legal testemunhar essa manifestação da natureza !! rs...

Quando estavamos subindo a ladeira em que dá de frente para o pico de Nazaré paramos em uma van que estava vendendo uns artigos de Nazaré... e tinha uma pá de foto das ondas... aí Leandro viu uma foto da Maya Gabeira e puxou assunto com o dono da van... e ficamos uns 10 minutos ali trocando ideia com o cara sobre o acidente dela, sobre os recordes das ondas, sobre os outros surfistas que são famosos por lah... e todos os assuntos ele tinha uma foto para mostrar para nós relacionada...

As coisas por aqui realmente não estão muito boas... o Leandro perguntou para o cara se ele era fotógrafo e ele explicou que não... que ele é arquiteto, mas que como a construção civil está muito mal em Portugal ele comprou a van para poder se virar!!!

Depois desse papo agradável fomos embora, mas antes de descermos pelo funicular passamos pela igreja onde fica a famosa imagem de Nossa Senhora...

Já aqui em baixo demos uma andada pela praia.... mas não dava pra pegar praia, porque estava meio que um nevoeiro... e uma friaquinha também !! rs....

Demos uma descansadinha e saímos para jantar ... Procuramos um bar/restaurante que estivesse passando o clássimo Benfica e Porto pela semi-final da Copa da Liga.... e acabamos entrando num restaurante que estava passando na TV e que claramente as pessoas estavam assistindo ao jogo.... O Benfica ganhou de 3 a 1 com um jogador a menos e no terceiro gol, que foi um golaço quase no final do jogo... a galera no restaurante se manifestou efusivamente... rs (2x1 ia para os penaltis).... engraçado era um menininho que não parava de falar e o pai mandava ele ficar quieto porque estava vendo o jogo...mas o moleque parecia manjar... falava dos jogadores pelos nomes deles !!! kkkkkkk

Foi uma experiência divertida... e na volta para o hotel... todo mundo na rua falando do assunto !!! rs....