domingo, 13 de abril de 2014

A terra do sepulcro do Thiago Maior o Apóstolo, e o final das peregrinações!!!

12/04/2014

Acordamos umas 08:00h, tomamos café da manhã no hotel e saímos em direção à Santiago de Compostela...

Colocamos no GPS o endereço de um estacionamento e pegamos a estrada.... No caminho passamos por um pedágio engraçado.. vc passa e pega um ticket... na próxima vez que passa por um guichê, vc entrega o ticket... e paga o equivalente ao trecho percorrido... se não tiver ticket, paga o valor do trecho completo....

Chegamos na cidade de Santiago e o estacionamento era numa rua mega estreita.... daquelas que um carro maior não entraria nem com reza brava..... decidimos andar mais um pouco e achamos um outro estacionamento em uma rua principal...

Tínhamos escolhido um estacionamento próximo ao mercado municipal... e caminhamos até lá.... mercado mesmo... daqueles que vendem, frutas, verduras, peixes... embutidos ibéricos.... irado....

Estávamos a procura de um centro de informações turísticas, para pegar um mapa da cidade... e chegar na catedral de Santiago de Compostela...

Entrei em uma lojinha e perguntei sobre mapa.... o tiozinho que estava na loja trouxe um mapa irado.... e começou a me explicar tudo sobre o lugar... onde era cada coisa... aí não teve jeito... comprei o mapa do cara !!rs....

Então começamos a nos embrenhar no centro histórico da cidade... daqueles cheio de ruelas e becos... e ruas de pedra.... bem medieval... resumindo... bacana pacas !!

ah... e nessas ruelas e becos, várias pessoas caminhando com suas mochilas e seus cajados... vários peregrinos camelando pela cidade...

Encontramos um centro de informações turísticas e pegamos um daqueles mapinhas de dobrar, amassar inteiro e colocar no bolso ... mais práticos do que o bonitão que comprei !! rs... ah... e a menina que me deu o mapa perguntou de onde eu era... e colocou no sistema ... Brasil !!! rs.... e como tem brasileiro nessa cidade... a maioria perdido pela ruelas!!! rs

E de lá, caminhamos até a praça do Obradoiro, onde fica a frente da Catedral de Santiago de Compostela.... e ela é demais mesmo !!! Gigante !!! Uma das torres está em restauração.... Mas mesmo assim, dá pra ver a grandiosidade dela !!!

Fomos para a lateral, onde ficam as entradas, e entramos na Catedral.... e ela é linda por dentro.... e cheia de gente !!! demos uma volta por ela... e já era umas 11:45h e tínhamos visto que a missa dos Peregrinos aconteceria ao meio dia... nos sentamos e esperamos pela missa...

A missa foi como uma missa comum.... exceto pelo fato de enfatizar o feito de várias pessoas e grupos que estavam lá e que haviam caminhado de várias partes da europa... e haviam peregrinos de várias partes do mundo.... Infelizmente não tinha ninguém do Brasil... que tivesse feito o caminho e estivesse lá naquele momento... mas a gente tbm era considerado peregrino... então o Brasil estava representado !! rs...

Embora minha formação religiosa seja católica, não costumo frequentar igrejas no Brasil.... na verdade a época que mais frequento são nas viagens e adoro !! Mas assistir aquela missa foi realmente algo emocionante e inesquecível !!!

E no final... desceram o famoso defumador... e ele começou a pendular de um lado para o outro da igreja (não sem um esforço tremendo de vários padres!!) !!! Foi demais e emocionante estar presente naquele momento... nem conto a quantidade de celulares, câmeras e ipads filmando a cena !!! rs... Nós não fotografamos e nem filmamos... Mas sentimos toda a energia do momento.... e pra nós, é essa a imagem que vai ficar !! Valeu a pena ter vindo !

Dentro da catedral é possível passar por um caminho por dentro e outro por baixo do altar... e após a missa, foi isso que fizemos!!! No que passa por dentro do altar tem uma imagem de San Tiago... e todas as pessoas a tocavam e beijavam em agradecimento...

Saímos de lá com a alma literalmente lavada... andamos mais um pouco pelos becos e paramos em um restaurante para almoçar....

Pedimos tortillas .... e me lembrei muito das tortillas que a avó da minha amiga Adelita fazia !! :-) ... Também pedimos lulas e pude matar a saudade do meu "marisco" predileto... desde que o experimentei em 2011 em Barcelona... e que se chama Navaja !! Infelizmente não tem no Brasil... E estava uma delícia !!!

Voltamos caminhando até o estacionamento e ao passar no meio do mercado notamos que algumas barracas estavam cheias... e as pessoas petiscando pedacinhos de polvo na chapa... bom esse vai ficar pra uma outra visita !! rs....

Pegamos o carro e voltamos para O Grove.... já chegando perto.... percebemos vários carros estacionados em um estacionamento gigante.... então paramos lá tbm... já imaginando que haveria uma entrada para a praia.... e pelo tamanho do estacionamento.. deve bombar no verão !!! rs...

A praia é grandona.... com um mar azulzinho.... areia branquinha... e tinha gente tomando sol !!! rs... dava pra passar o dia por ali fácil !!

Na volta para o hotel, resolvemos ir até a Isla da Toxa, de carro mesmo.... Caracas... a Ilha é tipo a parte mais top da Riviera de São Lourenço.... só casarão... tem até campo de golf.... de bacana... as minhas amigas glamurosas iriam adorar!!! rs...

Voltamos ao hotel para fazer a siesta (eita costume bom !! devíamos adotar no Brasil !! kkkkk).... e de noite saímos para jantar... tipo... depois das 21:00h... rs...

Como estava rolando o jogo do Barça, resolvemos entrar em um bar que estava passando o jogo... pedimos umas cervejas de barril... e uma táboa mista... com queijos e embutidos ibéricos !!! Eu não aguentei e comi navajas mais uma vez !!! Ah... vamos embora da Espanha amanhã... vai saber quando vou comer de novo !! rs... Agora posso dizer que matei a vontade de comer navajas !!! rs... E o Barça perdeu de 1 a 0 .... parecia que o Granada tinha vencido o campeonato !! kkkkkkkkkk

Começamos a assistir o jogo seguinte do Real Madrid e Almeiria... mas no intervalo resolvemos sair fora e voltar pro hotel ...

Matamos nosso vinho do Porto no qurato... é acho que teremos que comprar outro para tomar até o fim da viagem !! kkkkkk

Amanhã voltaremos pra Portugal.... e por insistência da Vivre, vamos pra Viana do Castelo !! :-)

1. To amando ler o blog de vcs. Todas as imagens da minha viagem voltam a tona. E deu uma mega saudade da tortilla de vovis. Mas mamis falou q fará uma especialmente pra vc Thelminha. Beijos. Ade.