sábado, 12 de abril de 2014

Coimbra, a terra dos capas preta!!!

07/04/2014

Hoje acordamos às 08:30h da manhã, mas descansados da viagem e do dia cansativo de ontem...

Nos arrumamos, pegamos o metrô de volta pro aeroporto e fomos na Europcar pra pegar o carro que alugamos...

Daqui, até o dia anterior ao nosso retorno, vamos de carro...

Então partimos em direção a Coimbra, nossa primeira parada !

Pegamos a estrada A1 e fomos praticamente direto, parando no caminho só pra ir ao banheiro e tomar café da manhã...

Uma coisa que notamos, ao menos nesse trecho inicial da viagem, é que os portugueses só usam a esquerda para ultrapassagem mesmo... e os caminhões no máximo vão para a pista do meio... igualzinho a Imigrantes!!! hahahahaaha

Chegamos em Coimbra às 13:30h e fomos direto para o Ibis em que vamos ficar hospedados esta noite... O hotel fica bem no centro histórico da cidade, o que vai nos permitir fazer algo que adoramos.... andar a pé!!

Largamos as malas no quarto, pegamos o mapa e saímos !!

Primeira parada foi na Universidade de Coimbra... e para nossa surpresa, pudemos ver alguns estudantes usando a famosa capa preta, pela qual os estudantes dessa universidade são conhecidos !! Era uma turma de formandos e por isso deviam estar usando as tais capas pretas.

A Universidade parece ser irada.... a cidade também... então eu que sempre me senti frustrada por não ter ido estudar fora de Santos, agora estava frustrada por não ter estudado aqui!!! rs....

Paramos em várias igrejas... A da Sé Nova, a da Sé Velha … essa inclusive teve seu claustro reformado e pudemos entrar para visitar... na saída, ficamos um tempo "presos" dentro desta catedral, que foi construída por volta de 1100, porque os formandos que citamos acima estavam tirando uma foto sentados todos nas escadas em frente ao portal desta igreja..... Demos uma olhada também na igreja de São Tiago e na de Santa Cruz, mas nestas não ficamos muito tempo, só olhamos, porque estavam tendo missas no momento e não quisemos atrapalhá-los...

Na volta passamos em frente ao Arco de Almedina, que também tinha uma torre, mas esta estava fechada... Assim como o Mercado Municipal.. que tem uma loja da Hugo Boss, que dá pro lado de fora do mercado... essa eh uma ideia que poderiam ter em São Paulo... tu vai no Mercadão comer um sanduba de mortadela e aproveita e compra um terninho na Hugo Boss !!! rs...

Voltamos pro hotel e levamos conosco uns pastéis de nata de uma lanchonete chamada Natas Lisboa.... que por sinal estava bem movimentada... E os pasteis estavam realmente deliciosos !!!

De noite saímos para jantar em um restaurante que vimos na internet chamado Zé Manel dos Ossos... O restaurante era pitoresco!!! Uma portinha, com umas 8 mesas, um balcão à frente das mesas onde a comida é preparada e a gente podia ver os ingredientes... Na parede, vários cacarecos e bilhetes dos frequentadores...

Chegamos e nos sentamos, em banquinhos... não eram cadeiras... e ficamos alguns minutos esperando o atendimento porque só tem um cardápio... Escolhemos o prato que a maioria das pessoas indicava na internet que era a feijoada de javali.... Ai Jisuis... que delícia!!! Um dos melhores feijões que já comi na vida !! Lembrou o feijão da minha vó !! rs...

Embora estivéssemos satisfeitos, quando o garçom, que devia ser o tal do Manel, perguntou se queríamos sobremesa, acabamos pedindo a aclamada (pela internet) sobremesa da casa, que é chamada de "vomitado" … E a aparência faz juz ao nome, temos que dizer !! Mas era bem gostosa... um creme encorpado com amêndoas picadinhas...

A conta demorou a vir... não sabemos se fazia parte do processo... ou se o tal do Manel não escutou... já que começou a abrir umas cartas... rs.... O melhor é que já tinha gente esperando do lado de fora e eles sem pressa nenhuma... só respondiam pras pessoas: "É.. tem que esperar!!"

Agora, bora dormir que amanhã seguimos viagem para Guimarães...