sábado, 12 de abril de 2014

Até na tragédia o povo português é pitoresco!

09/04/2014

Hoje acordamos cedo e saímos para visitar a cidade de Braga!

Braga fica há uns 30 km de Guimarães.... e é uma cidade mais ou menos do mesmo estilo.... Inicialmente até íamos nos hospedar nela tbm, mas achamos mais sussa ficar em Guimarães e ir visitar Braga num bate e volta.

Estacionamos no centro da cidade .... paramos para tomar café da manhã em um café numa praça bem acima ao estacionamento.... que tinha internet e vimos onde ficava o centro de informações turisticas da cidade...

Depois das tostas mistas e dos pastéis de nata (sim... sempre eles), saímos em busca do centro de informações turísticas para ter um mapa da cidade...

Perguntamos a um guardinha municipal que nos mandou seguir uma rua até o fim e chegaríamos na praça onde ficava o tal centro.... e eita rua de turista.... bom... pelo menos era o que mais tinha andando por ela... mas ok, no fim dela estava o tal centro e eu consegui um mapa...

Dali em diante foi uma sequência de belas igrejas, o Palácio do Raio (que a gente só pode ver de fora) e tantas outras obras tão antigas.... muito bacana...

De final, deixamos a cereja do bolo, a tal da Igreja do Bom Jesus do Monte, que é a igreja que aparece em todos as fotos referentes a Braga... ela fica em um monte.... e a sua frente, há uma grande escadaria cuja arquitetura, olhada de baixo, é inacreditável.... olhando de cima, não dá para ter idéia de que ela é assim !!!

A igreja por dentro também era bem bonita.... e bem antiga....

Lá em cima pensamos em parar em um restaurante de um hotel, mas nos intimidamos... pois parecia bem chique e estávamos de mochila !!rs.... mas também estava vazio... o que nos desanimou... rs...

Fomos para Guimarães e decidimos procurar um restaurante que era opção ao jantar de ontem... mas que optamos pelo Buxa .....

Este restaurante ficava a somente 140m do Ibis Guimarães e o nome dele é Marisqueira Primavera...

Chegamos nele e ele estava vazio... perguntamos se ainda estava aberto e nos informaram que sim... Nos sentamos.. e logo veio um dos donos, o Joaquim.... um português bem fanfarrão e falastrão.... não parava de falar e queria nos dar dicas do lugar.... e falou que brasileiros adoram Ibis, bacalhau e bolinhos de bacalhau ... rs.... eh... acho q ele conhece os brasileiros mesmo!!! hahahahahahahah

Escolhemos o nosso prato, que era polvo na brasa.... e o tal do Joaquim, não parava de se gabar, então trouxe 3 vinhos verdes para escolhermos... escolhemos um deles... e ele continuou falando, que as sardinhas dele eram as melhores e as almeijas (são conchas... em Portugal, tudo que vem em concha é marisco!!)... e trouxe tudo isso pra gente comer...

Obviamente imaginamos que pagaríamos por tudo aquilo, mas a real é que comer em Portugal é bem barato, então, não estávamos preocupados com a comida que estava vindo...

O problema é que não era algo que escolhemos comer... quem escolheu foi o Joaquim... rs... mas tá limpo... realmente as sardinhas estavam divinas, as almeijas também e o polvo, nem se fala !!! Parecia o tentáculo do kraken... e tão macio !!! Muito bom!!

Aí o tal do Joaquim saiu fora e o garçom colou na gente pra trocar idéia... e o cara era retardado pela Ivete Sangalo.... já tinha ido pro Brasil pra participar da gravação do DVD dela.... e já tinha ido em vários shows dela em Portugal.. e tinha diversas fotos com ela... e uma tatuagem no pé "Ivete Sangalo"... o muleque é realmente apaixonado por ela... e pelo Brasil tbm!!

No fim, quando a conta veio, com ela vieram todas as imposições do Joaquim... ok, ficou mais caro do que o normal, mas infinitamente mais barato do que essa comilança significaria em Santos !! rs....

Dali, decidimos passar no mercado perto do hotel (dentro de um shopping) para comprar um vinho do Porto, uns vinhos tintos, uns queijos e uns jamones.... porque, definitivamente, não rolaria sair pra jantar !!

Ir ao mercado nas viagens ao exterior, é algo que curtimos muito.... porque podemos observar o dia a dia de quem mora no local.... fiquei até triste de não ter o cartão do hipermercado e ganhar uns pontos, naipe Cliente Mais do Pão de Açucar !! rs....

Na saída, aconteceu uma cena meio trash... uma moça caiu no chão na nossa frente, tendo um ataque epilético... A cena de uma pessoa com epilepcia nunca eh uma coisa agradável... principalmente para a pessoa... mas o sofrimento a parte, vale uma observação cultural, que para alguns pode até soar de mal gosto... mas como é sem nenhuma maldade... a cena que se seguiu foi realmente o que se poderia esperar de Portugal...

Como a moça estava a meio metro na nossa frente fomos os primeiros a reagirmos... eu até tentei segura-la para que ela não batesse a cabeça no chão... o que não chegou a acontecer... mas em poucos segundos as velinhas ao redor começaram reações à portuguesa"!!! hahahhahahahah

Foi uma gritaria... "Ai Jisuis"... "Meu Deus"... e em 30 segundos já se somavam uns 2000 anos em volta da moça... e ninguem fazia nada!!! hahahahahahahah

O Leandro na maior tranquilidade começou a olhar para os lados até que achou um segurança... um tipico português... baixinho, barrigudo e com um bigodão...

O único problema foi que quando o Leandro falou para o segurança o que estava acontecendo e mostrou a moça para ele a reação do portugues foi botar a mão na cabeça e exclamar.... "ai meu Deus"... hahahahahahahahahah

Mas pelo menos após a exclamação ele pegou o telefone e ligou para a emergência!!!

Após essa cena tragi-comica seguimos para o hotel e ao chegar no quarto vimos a ambulância saindo do mercado... tomara que tenha ficado tudo bem com a rapariga !

À noite, ficamos no hotel mesmo, tomando os vinhos e comendo os queijos/jamones e estamos indo dormir mais ou menos.... hahahahahahahahah

Amanhã seguimos viagem pra Galícia !!!

Aida, um feliz aniversário, muita paz, saude e alegria... um beijão!!! (meu e do Leandro obviamente rs)