sábado, 19 de abril de 2014

A terra da Dona Irene

14/04/2014

Ontem mandei e-mail para o hotel que vamos ficar em Torreira-Murtosa, porque o check in é só a partir das 15:00h e certeza vamos chegar antes disso ... Mas não teve jeito, me responderam que dificilmente estaria disponível antes das 14:00h....

Ok, sendo assim, acordamos, não tão cedo.... e fomos tomar café no hotel.... e já começamos o dia com muito bom humor.... rs... A senhora que cuidava do café da manhã parecia nossa vó.... não parava de insistir para comermos mais !!! rs... Inicialmente ficou indignada porque íamos tomar suco e não queríamos leite com chocolate, nem com café e nem chá... rs...

Depois trouxe os pães e frios e ficou insistindo para tomarmos um iogurte... mas o Leandro já tinha pego, então nos salvou !! kkkkkkkk... Aí falou que tínhamos que comer o bolo.... e eu disse que ia pegar... e ia mesmo !! rs... Mas ela nem esperou.... trouxe 2 pedaços na mesa !!! rs... Disse que a gente tinha que se alimentar para aguentarmos o dia !! rs...

Logo depois do café, fomos ao mercado comprar uns vinhos pra levar pra Murtosa e depois nos despedimos de Viana do Castelo... Lugar lindo, com pessoas agradáveis... e que certamente vale muito a visita !!!

No caminho passamos novamente pelo Porto, mas por outra estrada e estava com bastante trânsito... E ao ir chegando perto de Murtosa, o clima foi ficando bem pacato... até a estradinha virou de mão dupla... rs... Murtosa e Torreira, são divididas por um braço de mar.... e em Torreira, tem praia pro lado do Atlântico...

Chegamos no hotel umas 13:00h, e a dona avisou que ainda ia demorar para o quarto ficar pronto... então resolvemos ir até Murtosa....

De acordo com meu primo Zé Augusto... não temos mais representantes da família por lá... ele ainda tem umas tias, irmãs do pai dele, mas que não são da minha família, afinal a minha vó era irmã da mãe dele!!!

Mas sem problemas, queria sentir o clima da cidade e pensar que minha vó viveu lá... e minha mãe passou uma parte de sua infância, já que foi morar no Brasil quando tinha 7 anos !!

Demos um rolezinho na cidade... e entrei em uma igreja.... foi bem bacana.... eu sozinha lá dentro.... uma igreja simples e tão bonita... e toda aquela carga emocional do local... afinal uma parte de minhas raízes vieram desse lugar !!!

E enquanto estava tirando uma foto na porta da igreja... uma senhorinha passou... e com um sorriso nos cumprimentou... deve ter pensado o que a gente tava fazendo ali !! rs...

Demos um rolezinho pela cidade... entrando numas vielas que mal passava o carro !! rs... E, como estávamos com fome, começamos a procurar um lugar pra comer, quando vimos o Tasquinha de São Lourenço...

Entramos e a moça que nos atendeu nos indicou sentar no salão ao lado que era mais fresco.... Me falou que haviam 3 pratos do dia... Churrasco de frango, cozido à portuguesa e um peixe na brasa... como eu tinha visto na entrada um papel que falava que tinha caldo verde, perguntei se tinha e acabamos comendo de entrada.... pqp... que caldo saboroso !!! E de prato principal, pedimos o cozido.... que vem com legumes (batata, cenoura e nabo), repolho, linguiças, frango e tecos de carne de porco.... gorduroso pacas... mas muito bom !!!

Antes de pedir a conta o Leandro perguntou se não tinha aletria, uma sobremesa que a minha mãe fazia... e que é daqui da região... a moça nos informou que naquele dia não tinha, e nos mostrou quem era a menina que fazia a aletria... e eu conversei com ela... falei que a minha mãe era de lá... que foi pro Brasil e que fazia sempre... mas já era falecida e que eu nunca mais comi... exceto quando estive no Porto... e que já tentei fazer mas não ficou tão boa !! rs...

A menina perguntou até quando eu ficaria por aqui... falei que iria embora na quarta de manhã... então ela disse que faria amanhã para mim... e que se eu fosse ficar mais dias que ela me ensinaria a fazer !!!

Bom... ela lembrando ou não da promessa, eu vou almoçar lá amanhã de novo !! rs....

Que pessoal bacana desse bar/restaurante.... a todo momento nos questionavam se a "sopinha ou o cozidinho" estavam gostosos !! com aquele sotaque (ou sotaque temos nós ?)

Antes de ir para o hotel, fomos até o fim da estrada e vimos que ela termina em uma praia... a Praia de São Jacinto... tem até umas dunas nesta região... Amanhã voltaremos para a praia com mais calma !!

Fomos para o hotel e fizemos o check in... A dona do hotel nos falou que ali perto tinha uma trilha de uns 2 km que daria em uma praia irada... selvagem... e que também vamos tentar ir amanhã se o tempo ajudar !!

Ficamos pelo hotel mesmo... e deu uma certa pena.... uma baita estrutura.... quadras de tenis.... de squash... academia... uma baita piscina (desativada) do lado de fora... uma interna... sauna... um restaurante grandão.... mas tudo meio derrubado.... a impressão que dava é que um dia foi um baita balneário... e que hoje em dia, as pessoas quase não vem pra cá ....

Demos uma descansadinha e de noite saímos para jantar... no restaurante mais bacaninha (de visual) que vimos na avenida principal... em frente ao braço de mar....

Acho que todo mundo que resolveu jantar fora na segunda-feira, estava lá !! rs... Mas a comida era ótima...

Na hora de ir embora quase que o Leandro disse "até amanhã", porque é claro que viremos jantar aqui de novo... afinal, o restaurante do hotel não funciona domingo à noite, nem segundas e terças !! rs...

Amanhã vamos dar uma chegadinha em Aveiro logo cedo... pra dar tempo de almoçar em Murtosa na volta !! rs...

E tomara que o tempo melhore pra gente ir na praia.... porque, pela primeira vez nessa semana viajando... choveu !! rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário