sábado, 12 de abril de 2014

Onde a história de Portugal começou

08/04/2014

Hoje acordamos às 08:30h, tomamos café da manhã e fomos dar uma caminhada à beira do rio em Coimbra e ficamos imaginando como seria legal se o Tietê fosse assim … ok, em volta do Tiete tem a marginal... uma pá de poluição, mas não custa sonhar !! rs...

Saímos do hotel por volta das 10:00h da manhã em direção à Guimarães … e no caminho passamos pelo Porto... deu para ver a Ponte Luis I !!!

Chegamos em Guimarães por volta das 12:30h, largamos as mochilas e saímos para conhecer a cidade...

Aqui vamos ficar em um Ibis também e ele também é pertinho do centro histórico, o que nos permite andar bastante a pé, pelas ruazinhas da cidade...

O primeiro lugar que passamos foi pelo estádio do Vitória de Guimarães, e que nem era nosso intuito, mas valeu a pena...

De lá fomos direto ao Paço dos Duques, uma edificação onde viveram os duques de Bragança... o tour é daqueles que você vai sozinho e nós gostamos muito desses, porque podemos ficar o tempo que quisermos, seja ele pouco ou muito!! rs... No caso desta atração, tinham folhetos explicativos em todos os cômodos... e passamos por salas de espera (para quem desejava ter uma audiência com o duque), sala de jantar, salão de festas e aposentos... tudo cheio de quadros, tapetes, porcelanas (algumas da Companhia das Indias) e história... muito bacana...

Quase ao lado do Paço, há o Castelo de Guimarães... Com sua torre... a entrada é permitida mas somente por um pátio dentro dele... não é possível entrar nas torres...

De lá fomos ao Museu Alberto Sampaio... a casa por si só já é muito bacana... e dentro existem várias esculturas, quadros, afrescos e porcelanas que datam do século XV em diante...

Nos chamou a atenção uma escultura que retratava a Santíssima Trindade... onde havia uma imagem de um homem que retratava Deus, acho que nunca tínhamos visto a personificação da figura de Deus... chamou tanta atenção que na hora de irmos embora voltamos para ve-la novamente... nisso, um senhor que trabalhava no museu veio conversar conosco a respeito da obra, nos explicou a respeito dos afrescos existentes naquela sala, onde um deles era sobre São João Batista degolado... Assim, nos explicou a história da degolação... Por fim, quando nos despedimos, ele disse que gostava da visita de brasileiros e de espanhóis, porque a comunicação é fácil e costumamos dar um feedback para ele...

O centro de Guimarães é uma visita dentro da visita... aquelas ruazinhas de pedra... com construções bem antigas, parece que vc está vivendo na era medieval... rs....

No caminho entramos em algumas igrejas... e existe uma quase em cada esquina... Todas muito bonitas...

No fim do passeio queríamos ir ao Mercado Municipal e eu desisto... Mercado aqui deve ser onde ocorrem as feiras, porque já é o segundo que chegamos no local e está totalmente vazio !! rs... Fico lembrando do mercado da Boqueria de Barcelona e quebro a cara!! rs....

Fomos para o hotel e lá está chapado de russos e belorussos porque está havendo um campeonato de trampolim aqui em Guimarães !

Demos uma descansadinha e no início da noite saímos para jantar.... fomos ao restaurante A Buxa, que vimos no tripadvisor.... Pedimos o bacalhau à broa, que é o prato típico da região... com um bino berde.... e realmente foi muito bom... sem contar o couvert com deliciosas azeitonas, pão e queijo da serra da estrela... (Vivre, o queijo é show mesmo!)

Na saída do restaurante, estava aquela penumbra tão peculiar aqui na europa.... depois do por do sol... e que dava uma iluminação tão especial a essas ruas medievais e suas igrejas pelo caminho.... irado !!