sábado, 19 de abril de 2014

E não é que fizeram a aletria mesmo!!! rs

15/04/2014

Hoje acordamos cedinho, porque queríamos ir até Aveiro a tempo de voltar para Murtosa para almoçar no mesmo lugar de ontem...

Saímos em direção a Aveiro... No caminho passamos por uma cidade chamada Estarreja, maior do que Murtosa.... e quando pegamos a estrada vimos algo muito curioso.... em cima de um poste, daqueles que parecem uma trave de futebol.... na estrada.... tinha vários ninhos de uns pássaros grandes, em cima dele... pareciam aqueles ninhos de desenho animado mesmo !! rs.... E os pássaros eram grandes... com as pernas compridas tipo umas garças !! rs....

Chegamos em Aveiro, estacionamos o carro, e fomos procurar um centro de informações turísticas para pegar um mapa da cidade.... Na verdade, minha intenção era dar uma volta no centro antigo da cidade e visitar 2 igrejas.... a da Miserircórdia e a Sé !!

Demos um rolezinho pelo centro histórico... que fica em volta de um rio que corta a cidade.... neste rio tem vários passeios de Moliceiros... uns barcos utilizados para pesca na região, no passado...

Em várias pastelarias indicavam que havia ovos moles.... que é um doce daqui da região e que a Vivre sempre fala deles !! rs... Entrei em uma delas e vi vários doces que pareciam ter o tal doce como recheio... por exemplo, num barquinho de massa folhada.. ou num cone de massa folhada... Mas a atendente me explicou que o tradicional era envolto por hóstia, obviamente, não consagrada... rs... Comprei alguns para experimentar !!

Realmente era uma delícia... o gosto lembrava o do quindim !! rs.... E a massa fininha da hóstia, fazia uma bela combinação mesmo !! rs...

Visitamos a Igreja da Misericordia que era ao lado dessa pastelaria... e a fachada dela era toda em azulejos.... e datava a colocação antes de 1900 !!

De lá caminhamos até a igreja da Sé de Aveiro.... Essa igreja era bem diferente... seu interior era uma mistura de coisas antigas da igreja.... com coisas novas.... por exemplo, o chão do altar era novo.... mas a obra na parede era antiga... num canto tinha um órgão bem antigo.... e do lado oposto um outro bem moderno... Mas o que mais nos chamou a atenção era a quantidade de gente que estava na igreja aguardando para se confessar !!

De lá seguimos para Murtosa, para a Tasquinha de São Lourenço... e chegamos lá antes das 12:30h e ela estava chapada !!! o salão que ficamos ontem que estava vazio, hoje estava com muita gente !! Então resolvemos dar um rolê ali pelas imediações a pé mesmo.... para fazer hora e esperar esvaziar um pouco.... Acabamos entrando na igreja de São Lourenço ao lado.... passeamos pelo centrinho.... e voltamos uma meia hora mais tarde.... O restaurante ainda estava cheio, mas já tinha umas mesas vagas... Entramos e fizemos nosso pedido...

e hj decidimos comer a especialidade da casa... churrasco de frango !! Eles devem fazer o frango inteiro na brasa e depois cortam em vários pedaços...

Estava muito bom por sinal...e enquanto estávamos almoçando umas mulheres na mesa ao lado perguntaram o que tinha de sobremesa.... e pediram advinha o que ? Aletria !! rs... Até brinquei com o Leandro... que tomara que não acabasse !! rs... A moça que estava nos atendendo, mesmo sem ouvir, virou pra mim e falou... "hoje tem aletria" ...rs.... aí o Leandro comentou o que eu tinha falado e ela respondeu: "Não se preocupe, a sua está reservada !!" ... rs....

Acabamos de almoçar e cada um de nós ganhou um prato com aletria !!! A maior lembrança que tenho da minha mãe e da aletria juntas, era ela sentada no chão da sala, com um prato de aletria na mão !! Era uma viciada !! rs.... Essa aletria ainda não estava na mesma consistência da que a minha mãe fazia... mas estava muito parecida... tanto que comemos com colher, mas ela era consistente... estava uma delícia...

Na hora de deixar o restaurante fui agradecer a menina que fez e ela ainda perguntou se eu queria levar o que tinha sobrado !! rs... mas expliquei que estava em viagem... e acabaria estragando.... Mas agradeci muito e ela ficou muito feliz de ter feito essa gentileza por mim !! Falei que se um dia voltasse a Murtosa, passaria por lá para almoçar.... ela falou pra eu avisar antes, falar que era a menina da aletria e que eles fariam novamente !! :-)

Realmente foi uma experiência sensacional conhecer essas pessoas !! :-)

Voltamos pra Torreira e fomos pegar uma praia, na praia de São Jacinto... Ela parecia com as praias de Floripa... umas duninhas no começo... uma praia grande.... aquele marzão azul.... não muito calmo e gelado pacas !!! Muuuuito gelado !! rs.... Não tinha ninguém na praia, exceto umas crianças que eram escoteiras...

Estendi a canga.... deitamos pra pegar um sol... logo mais chegou mais um casal com um cachorro... daqueles atentados.... que ficam pensando: "Joga a bolinha, joga a bolinha" e uma hora veio dar uma cheirada na gente.. subiu na minha canga e sujou ela toda de areia !! rs....

Depois de um tempo, voltamos pro hotel para dar uma descansada.... para sair pra jantar mais tarde... Nossa idéia era ir jantar no mesmo restaurante de ontem, mas ao chegar lá percebemos que estava fechado.... mas na porta estava o dono, entrando no carro e nos avisou que não ia abrir, e acabou indicando um outro, mas era em São Jacinto.... aí ficamos com preguiça de ir até lá...

Acabamos indo em um restaurante de um outro hotel... não era o mesmo rango do restaurante que queríamos ir, mas quebrou o galho !! rs...

Amanhã vamos seguir viagem... vamos deixar essa região tão gostosa e que curtimos tanto... mas vamos para Nazaré, pico de surf, de ondas gigantes e que temos muita curiosidade de conhecer !!!

Conhecer Murtosa foi uma coisa muito bacana em minha vida... Sempre pensei em vir para cá... Embora minha mãe não tivesse muitas recordações, minha vó amava esse lugar... Lembro dela muitas vezes chorando... falando que tinha "saudade da terrrrrrinha" ... e hoje consigo imaginar o motivo.... meu vô foi para o Brasil, porque o Brasil parecia uma terra mais tranquila e cheia de oportunidades.... Se estabeleceu e mandou minha vó ir com as crianças... E ela era uma mulher muito corajosa... de fibra.... e com menos do que a minha idade, ela viajou de navio por quase um mês, com 3 crianças pequenas e sozinha... minha mãe que tinha 7 anos e meus tios de 10 e 3 anos ... E obviamente, não deve ter sido fácil!! E o tempo todo que estive por aqui fiquei imaginando o quão diferente esse lugar devia ser do lugar que minha vó deixou...Qual seria o veredicto dela se tivesse tido a oportunidade de voltar.... porque embora a cidade ainda fosse pacata... nota-se que certamente ela evolui nesses 60 anos... rs... e tem vários salões de beleza.... as mulheres de Murtosa são vaidosas !!! Resumindo... adorei esse lugar... e com certeza vou voltar!! De preferência no verão pra pegar bastante praia por aqui !!! E pra ir filar uma aletria na Tasquinha de São Lourenço !! rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário