quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pompeia foi uma Disneylandia para mim e para o Leandro

02/09/2012

Hoje acordamos com o intuito de ir à Pompéia... uma cidade que em 79 D.C. foi devastada após uma erupção do Vesúvio...

Pegamos um trem em direção a essa cidade e chegamos lá, por volta das 10:00 h...

O Sergio e a Jacky decidiram ir primeiro ao Vesúvio porque o Sergio estava com medo de umas nuvens que estavam se aproximando atrapalharem o visu...

Eu e Leandro resolvemos ir visitar as ruínas de Pompéia, porque esse era nosso intuito principal... Se desse para subir no Vesúvio depois, legal...

Entramos na cidade, por volta de 10:20h... Não pegamos mapa porque eu tenho a impressão de que o mapa te direciona demais e não te permite ter surpresas... se perder... enfim... coisas de retardados que somos … rs...

A gente gosta muito de ruínas, qualquer ruinazinha que vamos ficamos alucinados, até no coliseu de Saint Raphael no ano passado que estava fechado para obras ficamos um tempão do lado de fora olhando pelas frestas... e no caso de Pompeia que é uma cidade inteira em ruínas, nem precisamos falar que foi o ápice para nós...

Andamos a beça, nos perdemos para caramba e achamos coisas bem legais... Eu fiquei muito impressionada com as pessoas que foram petrificadas com a poeira que desceu na cidade... E tem alguns exemplares em alguns lugares da cidade... Algumas estão visíveis ossos... crânio.... Tinha uma que parecia que a pessoa estava rezando... a outra estava deitada de barriga para baixo, tentando esconder o rosto... Fiquei com muita pena...

Mas a cidade parecia ser bem bacana...tinha uma arena, naipe um Coliseu, bem menor... Tinha anfiteatro... tavernas, casas de todos os tipos... Muito bacana... fui uma experiencia única e inacreditável!!!

Depois de mais de 3 horas camelando sem parar, resolvemos sair da cidade e pensamos em almoçar e depois ir no vulcão... Só que quando saímos, vimos o busão que vai para o Vulcão no esquema para sair, então corremos para comprar bilhetes e subimos para o Vesúvio... Pegamos dois ônibus, o primeiro levava até uma base de apoio no pé do vulcão e o segundo nos levava até bem próximo à cratera...

Tivemos que subir uma trilha de uns 10 minutos para chegar lá.... No local da troca dos veículos, encontramos a Jacky e o Sergio esperando o bus para voltar para Pompeia!!!

O vulcão é realmente muito bacana... e que visão !!! Dá para ver a cidade inteira... Toda a península de Sorrento, Pompeia, Nápoles, Ischia, Capri... irado... Sem contar a cratera em si.... enorme... em um pedaço saia até uma fumacinha...

Por um descuido de sairmos andando se não somos avisados, íamos começar a descer a trilha pelo outro lado !!! hauahuuauauahuahua

Tiramos umas fotos e decidimos, depois de quase uma hora lá em cima, descer, quando, para nossa surpresa, a trilha estava fechada.... A guia estava explicando para algumas pessoas que umas pedras tinham rolado, e pelo que entendemos foi porque o vulcão havia dado uma “tremidinha”..... hauhauahuahuahaahauahua.... cascamos o bico !!!

Aí o Leandro começou a bater papo com um cara que tinha uma lojinha lá na cratera... e o cara resolveu dar uma olhada para ver se achava o cara que foi fazer a verificação, como ele não achou falou para a guia liberar a passagem... Aí nós descemos... No caminho, avistamos o tal do cara saindo de lá de cima... perto da cratera... descendo!!!

Quando chegamos no lugar de pegar o transporte pra descer, tinha 2 ônibus, mas o nosso mal encheu e o motorista desceu...

Na descida verificamos que só tinha um casal descendo a trilha... e achamos que o tal cara que tava descendo da cratera, é quem deveria liberar a passagem... ele deve ter ficado p da vida porque liberaram sem a permissão dele... e deve ter deixado bloqueado mais um tempo... pq não tinha mais ninguém descendo mesmo...

Quando chegamos no lugar de partida, entramos em contato com a Jacky e o Sergio, que estavam visitando Pompéia, e decidimos voltar para Sorrento, pois eles ainda ficariam mais um tempo por lá...

À noite antes de irmos jantar, passamos num pico chamado de Antiga Muralha... que o velhinho no primeiro dia aqui em Sorrento, tinha nos indicado... Lá dentro tinha uns trabalhos em madeira em exposição, e um senhorzinho nos mostrou como o trabalho era feito... irado... trabalho super minucioso....

Saímos para jantar e eu e o Leandro tomamos uma breja chamada La Bierre du Demon... que tinha 12% de teor alcoólico... vixe maria !!!

Bom, Sorrento foi muito legal... essa região da Itália é realmente muito bacana e bonita... as praias da Costa Amalfina decepcionaram um pouco, mas nada que afetasse a nossa incrível experiencia por aqui...

E amanhã vamos pra Malta... uma lugar que temos vontade de conhecer já há muito tempo... e nosso último destino da viagem !!!